coworking-konfide-banner

Oficina - Clown e a Simplicidade

oficina-de-clown-sympla

O palhaço é a figura cômica por excelência. Ele é a mais enlouquecida expressão da comicidade: é tragicamente cômico. Tudo que é alucinante, violento, excêntrico e absurdo é próprio do palhaço. Ele não tem nenhum compromisso com qualquer aparência de realidade. O palhaço é comicidade pura.

Uma figura louca, capaz de provocar gargalhadas ao primeiro olhar, arquétipo, que parece ter vindo de outro planeta tão semelhante ao nosso. Um estado de suspensão e tensão, que em segundos - sabemos de antemão – é o palhaço.

O palhaço e a simplicidade é uma oficina para descobrir, divertir e vivenciar seu interior, sua ingenuidade, suas manias, defeitos e qualidades. Destinado á crianças e adolescentes, que queiram aprender e brincar dentro do universo do palhaço e do riso, além de oferecer um estado de prazer e disponibilidade para o jogo e as relações em cena para a improvisação. Jogar no individual e coletivo.

Justificativa

A intensa troca e pesquisa converge para a criação de Argumentos e Encenação.

O contato com o público “contamina” o processo de criação e desenvolvimento de espetáculo e dos palhaços.

Acredito que a somatória dessas experiências e as trocas colhidas, darão um caráter poético e simples que só a Arte consegue extrair do riso. O Argumento certamente deverá ter como base a presença e o olhar:

Freud coloca que o Riso é um mecanismo poderoso capaz de elaborar e equilibrar as frustrações. Não só no trabalho, mas o riso deve ser praticado no dia a dia. Uma forma de aliviar a rotina e controlar as emoções.

Desenvolvimento e Cronograma

Exercícios e pontos trabalhados: cumplicidade, simplicidade, surpresa, ingenuidade, improvisação, ridículo, energia, gags e vivencias. Jogos individuais, em dupla e em grupo, buscando a criança de cada um. Identificar o tempo cômico de cada um em suas representações. Apreciar e investigar material citado como pesquisa pelo professor e discutir a função do palhaço após demonstração na aula teórica.

  • Jogos individuais
  • Jogos em coletivo
  • Jogos em dupla

- Bate papo sobre a arte do palhaço e comicidade. jogos individuais, em dupla e coletivo que trabalham a entrada, saída e permanência no espaço cênico.
- Treinamento com Gags clássicas. Quedas e claques de palhaçaria, cascatas.
- Jogando com o público, estado e corpo do palhaço, energia e tempo da comedia. Mandamentos do palhaço.
- Vivencia, jogos e exercícios de criação. Finalização com personagem (arquétipo criado). 

BIBLIOGRAFIA

- “O Riso” de Henry Bérgson

- “Palhaços” de Mario Fernando Bolognesi

- “O Circo no Brasil” de Fernando Torres

- “O elogio da Bobagem” de Alice Viveiros de Castro

- “Circo Nerino” de Roger Avanzi e Verônica Tamaoki

- Texto “Palhaços, clowns” por Fellini

- Qual é a Graça Palhaço – Revista Almanaque - texto Hugo Possolo

- O Palhaço o que é? Teatro da Juventude – Hugo Possolo

- Palhaço no Hospital – Morgana Masseti – Doutores da Alegria

- Filme Doutores da Alegria

- Vídeo Palestra de Ariano Suassuna – Encontro em João Pessoa (PB)

Vídeos de palhaços franceses, italianos, encontros de palhaços nacionais, internacional e mundial; E seleção de cenas de Charles Chaplin, Oliver Hardy e Stan Laurel (O Gordo e o Magro), Jerry Lewis, Mazzaropi, Cantiflas, Buster Keaton, Chaves, Mr. Bean, Os Três Patetas.

Carga Horária

6 horas, podendo ser dividido em 2 dias.

Público Alvo

Pessoas a partir de 15 anos.

Material necessário

Sala, Teatro, auditório, ou espaços alternativos.

Cadeiras

Professores

Paulo Barros

paulo-barros-clownComeçou sua carreira artística em 1988. Ator, Diretor e Sonoplasta, estudou e se especializou na comédia, participando de vários encontros dentro e fora do Brasil. Sua primeira montagem: “Sete Dias no Inferno”, com direção de André La Torre. Em 2002 mudou-se para Cairo no Egito, representando o Brasil com apresentações de danças brasileiras. Em Cairo fez cursos de Dança Folclórica Egípcia e Dança Moderna. Apresentou seus trabalhos na Argentina, Espanha, Portugal e França, Colômbia. Fez a direção cênica da ópera “O Garatuja” e “A Moreninha”. Com regência do alemão Ernest Mahle. Lecionou teatro em um Colégio da Pueri Domus de 2005 à 2009. Atualmente Leciona no Colégio Elias Zarzur (Anglo) está na Bella Cia., Pompa Cômica e Anjos Voadores.


Walmir Santana

walmir-santana-clownAtor, Diretor. Cursou: Voz - Isabel Setti – 1988, - Grupo Sunil – 1988, - Clown - Paoli Quito – 1993, Clown - Phillipe Gulier – 1994, - Doutores do Riso – 2003-2004. Participou dos trabalhos: A Pequena Sereia / Direção: Isser Koric, Lula, o Filho do Brasil / Direção: Lucy e Luís Carlos Barreto, Rolex / Texto: Mário Bortolotto / Direção: Gabriel Pinheiro, Louca de Chaillot / Direção: Rui Cortez, Como Nossos Pais / Texto: Regina França / Direção: Milton Bicudo, Romeu e Julieta / Direção: Jéferson Gomes, Pinóquio / Direção: Leslie, Ante Câmara / Direção: Rubens Rewald, Alex / Premiado em Recife-PE (curtametragem), A Professora maluquinha / Direção: Renata Sofredini, A Falecida Senhora sua Mãe / Direção: Marcos de , Quadri Matzi / Direção: Paoli Quito, O Rei de Copas / Direção: Paoli , Trair e Coçar é só Começar / Texto: Marcos Caruzo / Direção: Atílio Rico , Tudo de Novo no Front / Texto e Direção: Aimar Labaki, Bar Biturico / Texto: Marcio Barone / Direção: Cristina Trevisan, Rituale / Texto e direção: Daniele Finzi Pasça, Isole Pellegrine / Texto e direção: Danielle Finzi Pasça, Femina / Direção: Edson Santana, Rastro Atrás / Direção: Isabel Setti, Amor Médico / Autor: Molliére / Direção: Hugo de La Vicencio, A Magia da criação / Direção: Wilson Alves, A Farsa do mestre Pathelin / Direção: Petrônio Nascimento. Participou das novelas: Olho da Terra - Record (1996) , Turma do Arrepio - Manchete (1997), Colégio Brasil - SBT (1997), Ô Coitado - SBT (1998). Ministrou oficinas nos espaços: Oficina Mazzaropi , Osla Taubaté, - Teatro X, - Escola Julio Mesquita.

O homem é o único animal que ri, conscientemente, e ao rir vários músculos são trabalhados o que já é um grande exercício físico. E, assim sendo, também já se torna um grande benefício para a saúde sem contar os vários benefícios psicológicos provocados por esta simples ação.

Só por essas razões o riso já faz bem e deve ser praticado.

Quanto ao riso arte, quem tem um profundo conhecimento são os comediantes e os palhaços que são exímios praticantes. Conhecem os mecanismos que provocam o riso e faz deste conhecimento uma grande arte.

 Imprimir  E-mail

Joomla SEF URLs by Artio